Quem Somos

Salas do IFHT

O Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT), criado pela Resolução nº 04 de 13 de abril de 2012, é uma unidade acadêmica pertencente ao Centro de Educação e Humanidades (CEH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Possui como fins precípuos "a execução do ensino superior, da pesquisa e da extensão, a formação de profissionais de nível superior, a prestação de serviços à comunidade e a contribuição à evolução das ciências, letras e artes e ao desenvolvimento econômico e social", exatamente como definido no artigo terceiro do Estatuto da UERJ.

Missão

Missão

Ser um órgão de referência em projetos, estudos e pesquisas da Formação Humana com o apoio de tecnologias, congregando equipe multidisciplinar qualificada, num processo construtivo e interdisciplinar, valorando a educação voltada para o progresso científico e tecnológico, o desenvolvimento humano contínuo, a ética e a efetividade na aprendizagem mediada por tecnologias de comunicação e informação (TIC).

Objetivos

Objetivos

Implantar e explorar as interfaces entre a comunicação, as tecnologias, o mundo do trabalho e a educação;

Estimular e promover a realização de consultorias técnicas, de programas de capacitação e atendimento a solicitações de órgãos e instituições públicas, tendo como foco principal o planejamento de políticas públicas e programas de formação humana com mediação tecnológica;

Auxiliar a administração pública no levantamento e no mapeamento de demandas de formação humana com mediação tecnológica, por áreas de conhecimento, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro;

Gerar, coordenar, orientar, executar e avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas com mediação de tecnologias digitais.

Missão

Valores

Ética

Universalidade do Conhecimento

Interdisciplinaridade

Inovação

Transparência

Excelência de gestão

Respeito à diversidade

Democracia e participação

Estrutura

Laboratórios

O IFHT possui cinco laboratórios, equipados com tecnologia de informação e comunicação para desenvolver projetos de ensino, de pesquisa e de extensão.

Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH)

Tem como foco a aprendizagem humana, principalmente a realizada em ambientes virtuais. Na vertente da pesquisa possibilitará a produção de conhecimento sobre a aprendizagem mediada pela tecnologia, significativa e cooperativamente realizada. Os projetos de extensão nele sediados deverão contemplar ações de minimização da exclusão digital e de otimização da aprendizagem.

Podem, ainda, ter como alvo a Educação Continuada, no que se refere à aprendizagem sociointeracionista e colaborativa e à interação do indivíduo com as tecnologias..

Laboratório de Formação Humana e Mediação Tecnológica (LFHT)

Tem como foco desenvolver estudos e pesquisas acerca do uso das tecnologias digitais como ferramentas de mediação pedagógica, buscando proporcionar a criação de soluções que integrem o uso destas tecnologias em situações educacionais dos mais variados tipos e dimensões.

Laboratório de Mídias e Linguagem (LML)

Tem como foco desenvolver estudos e pesquisas visando a criação de novas linguagens e ferramentas midiáticas que possam ser aplicadas em diversas situações educacionais.

Laboratório de Políticas de Design (DPLab)

O design tem-se afirmado cada vez mais como instrumento não apenas de desenvolvimento de produtos e serviços adequados ao usuário, ao mercado, e ao meio ambiente, mas também como ferramenta estratégica de uso tanto no planejamento empresarial como na gestão pública. Na esfera pública, as políticas de design são focadas no uso do design como ferramenta para promoção do desenvolvimento econômico e social, como elemento agregador e potencializador da inovação, e no aumento da competitividade seja na esfera nacional, regional ou local. Tendo como objeto de estudo o design e o seu uso na esfera pública, o Laboratório de Políticas de Design do IFHT/UERJ (DPLab) se propõe a elaborar estudos, promover eventos, oferecer consultorias, promovendo a geração e o compartilhamento de conhecimento na área de políticas públicas de design.

Sistema Labgis - Núcleo de Geotecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

www.labgis.uerj.br

Tem como foco o desenvolvimento de estudos científicos, trabalhos técnicos e a capacitação de recursos humanos em temas variados relacionados ao uso das geoinformações, como geologia, ciência da computação, geografia, biologia, engenharia cartográfica, entre outras.

Cátedra REGGEN / UNESCO

www.reggen.org

Cátedra e Rede UNESCO/UNU de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN) foi fundada em 1997, por recomendação da Reunião de Expertos em Economia Mundial convocada conjuntamente pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a Universidade das Nações Unidas (UNU), realizada no World Institute for Development Economics Reserch(WIDER) na Finlândia. O REGGEN tem uma dupla vinculação como cátedra da UNESCO e ao mesmo tempo como rede de pesquisa da Universidade das Nações Unidas. Atualmente é dirigida por Theotonio dos Santos e está incorporada ao IFHT. Atua em pesquisas, ensino, seminários e publicações.

Equipe

Eloiza Oliveira

Eloiza Oliveira

Diretora
Wania Clemente

Wania Clemente

Vice-Diretora
Rodrigo Perez

Rodrigo Perez

Coordenador
Alexandre Marques

Alexandre Marques

Alexandre Telles

Alexandre Telles

Ana Castro

Ana Castro

Ana Leocádia

Ana Leocádia

Angela Dias

Angela Dias

Bianca Santiago

Bianca Santiago

Carla Losso

Carla Losso

Claudia Marcello

Claudia Marcello

Eurides Benincá

Eurides Benincá

Francisco Luna

Francisco Luna

Gilberto Azevedo

Gilberto Azevedo

Hugo Sabino

Hugo Sabino

Lúcia Martins

Lúcia Martins

Marcelo Liuzzi

Marcelo Liuzzi

Marcus Santos

Marcus Santos

Milton Aguiar

Milton Aguiar